CLEC Dicas

Aprendeu uma nova palavra?





😁Aprendeu uma nova palavra? Use-a!

.

👉Escreva algumas frases com ela para seu cérebro começar a associar a outras e te ajudar a não esquecer.

.

Quanto mais você se expõe à nova língua mais você assimila direito as palavras, a pronúncia e até a escrita. Por isso, durante as férias do semestre, leia um pouco, escreva pequenos textos de três linhas ou escute e cante suas músicas preferidas, mas não vale checar as letras na primeira vez, ok?

Por que desenvolver a escrita em outro idioma?





🤔 A melhor forma de aprender é praticando, e com a escrita em outro idioma não podia ser diferente.

Se ainda não tentou, comece com textos curtos, de um ou dois parágrafos sobre você. Crie pequenas apresentações sobre si ou sobre o seu dia e depois vá acrescentando novos parágrafos.

Comece por áreas que você conhece bem e depois vá expandindo. Faça anotações sobre as aulas que você teve, ou escreva seus pensamentos. Crie pequenos textos sobre seus programas favoritos, lugares preferidos da cidade ou partes da sua rotina. Isso vai te ajudar a melhorar o vocabulário e ter um pensamento mais estruturado para algumas áreas.

Por que desenvolver a leitura em outro idioma?




📚A necessidade de treinar a leitura em outro idioma surge quando você deseja compreender textos em uma língua estrangeira, porém ler em outro idioma também é uma forma de melhorar seu vocabulário, adquirir uma maior compreensão da língua, e até aprender algumas gírias.

Ser capaz de entender o significado da palavra escrita também permite que os alunos se desenvolvam intelectualmente, social e emocionalmente.

Uma boa forma de começar é lendo livros para crianças, como contos infantis. Ou ler livros que você já leu em português, assim você já terá certa familiaridade com a escrita do autor e poderá fazer associações significativas entre um idioma e outro.

Por que desenvolver a escuta em outro idioma?





🎧É preciso escutar muito até conseguir falar bem um novo idioma, ainda mais se for um bem diferente do seu, como é o caso do alemão.

Quanto mais você ouvir, mais familiarizado ficará com o idioma e mais natural isto lhe parecerá. Ouvindo, você passará a entender melhor e a aprender as pronúncias corretas de cada palavra, consequentemente, falará melhor.

Você pode escutar música, rádios online, podcasts, filmes, séries, ou fazer exercícios de escuta, eles geralmente são curtos e acompanham scripts para você acompanhar enquanto ouve. Neste caso, a repetição conta bastante.